Negócio foi definitivamente fechado com a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica
Foi concluída a compra do Eleva Educação das 45 unidades das escolas da Saber, marca do grupo Cogna. Esta é a maior transação comercial na área da educação básica do Brasil. O negócio foi aprovado pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) na sexta-feira (29).
Fazem parte agora do Eleva Educação as unidades da Saber distribuídas em 13 estados e no Distrito Federal, como as quatro unidades do Colégio Sigma. Somente no Distrito Federal, o Eleva controla 10 unidades escolares das marcas Elite, Ideal e a Escola Eleva de Brasília.
A partir de agora também fazem parte do conglomerado educacional o Colégio pH (RJ), Centro Educacional Leonardo da Vinci (ES), Colégio Lato Sensu (AM e AC), Colégio Anglo Chácara Santo Antônio (SP) (antigo Anglo 21), Colégio Integrado (GO), Colégio CEI – Centro de Educação Integrada (RN), Escola Santi (SP), Colégio Visão (SC), Colégio Pitágoras (MG e PA), CIE – Centro Integrado de Ensino (MT), Colégio Maxi (MT), Colégio Neodna (MT), ECSA – Escola Chave do Saber (MT), Colégio Motivo (PE), Colégio do Salvador (SE), Instituto Embraer (SP).
No acordo, a Vasta, divisão B2B de educação básica da holding Cogna, adquire a Plataforma de Ensino Eleva (Sistema de Ensino), do Eleva Educação, por R﹩580 milhões, o qual estará sujeito a um ajuste pelo caixa líquido da Editora no fechamento, estimado em aproximadamente R﹩ 32 milhões.
A expectativa das partes é que o valor base do Preço de Aquisição Escolas, a ser apurado em 2022, será de aproximadamente R﹩ 717 milhões, preço base poderá ser ajustado a maior em 2023, a depender dos resultados atingidos em 2022 pela SOE e Escolas Saber, segundo informou a assessoria do Eleva.

