Vacinação contra a Covid e gripe é retomada nesta segunda-feira

Vacina Covid-19 jovens DF Misto Brasília
Enfermeira aplica imunizante em faixas etárias mais jovens/Arquivo/Geovana Albuquerque/Arquivo/Agência Saúde DF
Compartilhe:

Há um surto de gripe que confunde os sintomas do novo coronavírus que voltou a crescer

A vacinação contra a gripe e contra a Covid-19 será retomada a partir desta segunda-feira (03) no Distrito Federal. A imunização contra a duas doenças virais foi interrompida na sexta-feira (31). No sábado e neste domingo os postos de vacinação não foram abertos.

Os locais de vacinação não foram divulgados até o início da noite deste domingo (02) pela Secretaria da Saúde.



A vacinação é importante porque a transmissão da variante ômicron já ocorre de forma comunitária, ou seja, não se sabe mais de onde está vindo o vírus. A conclusão foi obtida na quinta-feira (30) após a identificação de três novos casos de infecção pelo vírus em pessoas que não viajaram ou tiveram contato com viajantes, sendo duas mulheres e um homem, com faixa etária de 30 a 49 anos.

De um total de 22 amostras sequenciadas, nove tiveram resultado positivo para a variante Ômicron, incluindo os três casos de transmissão local. As outras 13 amostras foram positivas para a variante Delta.




Já a cobertura vacinal contra a gripe no DF foi abaixo do esperado em 2021. Durante a campanha aberta pelo Governo do Distrito Federal (GDF), entre 12 de abril e 31 de agosto, foram vacinadas 1.002.342, contra 1.082.667 em 2020, e 894.959 em 2019.

Com o baixo interesse pelos grupos prioritários, o Ministério da Saúde liberou a vacinação gratuita para toda população acima dos seis meses de idade, informou a assessoria da Secretaria da Saúde.




Seja motivado pelo aumento dos números de casos de gripes no país ou interesse em sair do DF para aproveitar as festas ou férias de fim de ano, a busca pelo imunizante nos últimos dias impressionou até os atendentes das UBSs. “Tá vindo tanta gente que parece ainda estarmos em campanha”, observa a técnica em enfermagem da UBS 1 Simara Penido.

Entre os grupos prioritários, os idosos foram os que mais se preveniram ao contágio da gripe. Entre esse grupo a cobertura vacinal chegou a 76,7%, seguidos dos professores, com 75,9%; das gestantes, com 65.5%; das puérperas, com 55,7%; e das pessoas com comorbidades, com apenas 27,3% imunizadas.


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Oportunidades




Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas