A cerimônia de posse aconteceu na capital Manágua com a assistência de 20 países
O líder do partido nicaraguense Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN), Daniel Ortega, foi empossado nesta terça-feira (11) como presidente do país pela quarta vez consecutiva e pela quinta vez em sua carreira política.
O evento foi assistido pelas delegações de mais de 20 países, incluindo da Síria, Irã, Turquia, Índia, Coreia do Norte, China, Argentina, México e Rússia, inclusive pelos presidentes de Cuba, Venezuela e Honduras.
A cerimônia de posse aconteceu na capital da Nicarágua, Manágua, logo depois que a União Europeia e os Estados Unidos anunciaram novas sanções, como congelamentos de ativos e restrições de vistos, contra membros da família de Ortega, incluindo sua esposa, a vice-presidente Rosario Murillo, bem como contra o ministro da Defesa, os dirigentes do Instituto das Telecomunicações Nacionais e da Companhia Nacional de Mineração da Nicarágua.
Desde o início de junho, várias dezenas de políticos e ativistas de oposição foram detidos no país por diversas denúncias, inclusive alguns candidatos à presidência. A Nicarágua teve eleições em 7 de novembro, com o partido governista obtendo 75,87% dos votos.

