Depois de enchente e outros desastres naturais, Minas Gerais registrou o objeto na sexta-feira à noite
O estado de Minas Gerais não sai do noticiário por conta de fenômenos naturais. Há uma semana, houve a queda de uma falésia num cânion, que provocou a morte de dez pessoas.
As chuvas não param de deixar desabrigados e há dois dias, dois casarões históricos foram soterrados em Outro Preto. Desta vez, a notícia veio do céu.
Moradores da região do Triângulo Mineiro relataram a queda de um meteoro na noite de sexta-feira (14), não havendo ainda indicações de danos provocados.
As imagens foram capturadas também por populares e publicadas nas redes sociais. Segundo a página de astronomia Astronimiau, o clarão do meteoro foi observado por volta das 20h53min no interior de Minas Gerais e região próximas.
Moradores de Patos de Minas, Uberlândia e outras cidades relataram queda de um meteoro. Uma imagem compartilhada pela Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon) também registra o clarão registrado em Patos de Minas.
O astrônomo Renato Las Casas, ex-coordenador do grupo de astronomia da Universidade Federal de Minas Gerais (UMG), explica que a chance de um meteoro causar grandes danos na Terra é pequena – embora exista, segundo um texto publicado no jornal O Tempo.
O professor detalha que o clarão visto durante a queda de um meteoro deve-se ao grande calor que ele gera. “Ele se aquecem até virar uma brasa e comprimem o ar à frente, daí temos uma região de luminescência”.


