Presidente Zelenski diz que fronteiras da Ucrânia reconhecidas vão permanecer as mesmas
Os Estados Unidos e seus aliados na Europa disseram estar prontos para anunciar novas e duras sanções contra a Federação da Rússia após o reconhecimento oficial das repúblicas de Donbass pelo presidente Vladimir Putin.
Ante as tensões agravadas no Leste Europeu, o pessoal do Departamento de Estado americano em Lvov será transferido por uma noite para a Polônia “por razões de segurança”, anunciou hoje (22) o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken. Ele também exortou os cidadãos americanos a deixarem a Ucrânia “de imediato” devido à deterioração e imprevisibilidade da situação no país.
O presidente ucraniano Vladimir Zelensky afirmou que as fronteiras da Ucrânia reconhecidas internacionalmente vão permanecer as mesmas. Enquanto isso, o MRE da Ucrânia declarou que o passo russo a respeito das repúblicas de Donetsk e Lugansk viola a soberania do Estado ucraniano.
Em pronunciamento à nação nas primeiras horas desta terça-feira (22), o presidente da Ucrânia acusou a Rússia de arruinar os esforços de paz direcionados para uma resolução do conflito no leste do país e rejeitou fazer qualquer concessão de seu território.
“Estamos comprometidos com o caminho pacífico e diplomático, o qual seguiremos”, disse o presidente. “Mas, estamos em nossa própria terra; não temos medo de nada nem de ninguém, não devemos nada a ninguém, e não cederemos nada a quem quer que seja.”