Alemanha decide mandar armas pesadas para a Ucrânia

Ucrânia fuga de civis Misto Brasília
Milhares de civis tentam se proteger da guerra na Ucrânia/TV Alaraby
Compartilhe:

Alemanha, EUA, França, Canadá, Itália, Reino Unido e a CE decidiram sobre novas sanções contra a Rússia

Todos os bancos russos já sujeitos às sanções ocidentais serão excluídos da Sociedade Mundial de Telecomunicações Financeiras Interbancárias (SWIFT), com a possibilidade de que outros bancos russos também venham a ser excluídos do sistema, anunciou o governo alemão na noite de sábado (26).



“Isso [a medida] visa cortar essas instituições dos fluxos financeiros internacionais, o que restringirá massivamente suas operações globais“, afirmou o porta-voz do país.

O porta-voz acrescentou que as nações ocidentais “enfatizaram sua disposição de tomar mais medidas caso a Rússia não encerre seu ataque à Ucrânia e, portanto, à ordem de paz europeia”.

Em uma mudança brusca de postura, a Alemanha anunciou neste sábado (26) o fornecimento de armas pesadas ao exército ucraniano. O anúncio foi feito pelo chanceler federal da Alemanha, Olaf Scholz, pelo Twitter. Segundo ele, a Alemanha enviará à Ucrânia 1.000 armas capazes de destruir veículos de combate, conhecidas popularmente como antitanques, e 500 mísseis terra-ar Stinger, do estoque das Forças Armadas Alemãs (Bundeswehr).



“O ataque russo à Ucrânia marca um ponto de virada. Ameaça toda a nossa ordem pós-guerra”, justificou Scholz. “Nesta situação, é nosso dever fazer o nosso melhor para apoiar a Ucrânia na defesa contra o exército invasor de Vladimir Putin. A Alemanha está perto da Ucrânia”, completou Scholz.

A França anunciou neste sábado que enviará à Ucrânia equipamentos de defesa e combustível e tomará medidas para congelar os ativos financeiros de personalidades russas no país, além de lutar contra a propaganda russa.

Um Conselho de Segurança e Defesa Nacional, liderado pelo presidente Emmanuel Macron, decidiu fortalecer as sanções econômicas contra a Rússia em coordenação com aliados europeus e os Estados Unidos, anunciou o Palácio do Eliseu.



https://twitter.com/i/status/1497685403813376001



Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas