Milhares marcham contra a guerra na Ucrânia

Ucrânia retirada guerra Misto Brasília
Voluntário e soldado ajudam na retirada de pessoas de cidade na Ucrânia/Corriere de la Sierra
Compartilhe:

Os protestos pacíficos aconteceram nas grandes cidades da Europa neste sábado

Pelo segundo fim de semana seguido, milhares de pessoas saíram às ruas em cidades europeias para pedir paz e o fim da guerra na Ucrânia.

Na Alemanha, o maior ato ocorreu em Hamburgo, com a participação de cerca de 30 mil pessoas, segundo a polícia. Entre elas, estava Natalia Klitschko, esposa do prefeito de Kiev, Vitali Klitschko, que pediu apoio para seu país.



Em Munique, cerca de 2.000 pessoas fizeram um cordão humano ligando o consulado ucraniano ao russo, pedindo paz. Stuttgart, Düsseldorf, Osnabrück e Erfurt, entre outras cidades alemãs, também registraram protestos com milhares de pessoas.

Em Roma, a polícia estima que ao menos 25 mil pessoas saíram as ruas para pedir paz. Em Paris, cerca de 40 organizações convocaram uma manifestação, da qual também participaram vários políticos. Entre eles, estavam a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, que concorre à eleição presidencial pelos socialistas, e Yannick Jadot, candidato do partido verde à presidência.



Em Londres, centenas de pessoas se reuniram na Trafalgar Square. Em Riga, capital da Letônia, o protesto contou com a participação de 30 mil pessoas, segundo os organizadores. O ato teve a presença do presidente da Letônia, Egils Levits.

“Todo o povo leto está junto com a Ucrânia, independentemente da nacionalidade ou idioma falado em casa. Não importa!”, disse ele em um discurso.

Ucrânia tanque estrada guerra Misto Brasília
Tanque passa com um corpo estendido às margens da estrada/TV Alaraby

Terceira usina nuclear

O presidente da Ucrânia, Volenski Zelenski, disse que as forças russas, que já assumiram o controle de duas usinas nucleares no país, estão marchando em direção a uma terceira.

A usina nuclear de Yuzhnoukrainsk, a cerca de 120 quilômetros ao norte de Mykolaiv, está atualmente ameaçada, disse Zelenski. Mykolayiv é uma das várias cidades que as forças russas tentaram cercar.

A usina nuclear de Zaporíjia, a maior de toda a Europa, localizada no sudeste do país, já está sob controle russo. A instalação de Chernobyl, que não está ativa, mas ainda é mantida, também foi capturada por tropas russas.

Hospital israelense

Israel está construindo um hospital de campanha na Ucrânia para tratar refugiados. O Ministério da Saúde israelense anunciou neste sábado que as equipes médicas devem partir na próxima semana para o leste europeu, informou a agência OTS.

O presidente russo Vladimir Putin criticou duramente as medidas punitivas ocidentais contra Moscou, comparando-as a uma declaração de guerra à Rússia.

“Essas sanções que estão sendo impostas equivalem a uma declaração de guerra, mas graças a Deus não chegou a isso”, disse Putin em um discurso televisionado para pilotos da companhia aérea estatal Aeroflot.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Oportunidades




Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas