No momento há cinco pré-candidatos ao Palácio do Buriti de diferentes partidos
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), é o quinto político a confirmar que é pré-candidato ao Palácio do Planalto. A data do lançamento oficial ainda não foi definida, mas o próprio governador afirmou que a “reeleição não é uma vontade só minha, tem que ser uma vontade da população. Eu acho que Brasília merece a continuidade desse trabalho”.
O primeiro que confirmou sua pré-candidatura, foi o senador Izalci Lucas (PSDB), quando reuniu políticos de diferentes partidos na inauguração da nova sede dos tucanos do DF. Ele dificilmente deve garantir uma frente de partidos em torno do seu nome, porque há outros pretendentes ao governo. Já confirmaram a pré-candidatura Rafael Parente (PSB), Keka Bagno (PT) e Leandro Grass (PV).
No PT há uma disputa interna para o lançamento do ex-deputado Geraldo Magela, que sempre aparece nas eleições como candidato. Também há uma disputa e uma tentativa de tirar a deputada Érika Kokay para o Senado.
Entre todos, aparentemente o governador Ibaneis tem mais vantagens sobre os adversários. O seu partido ampliou a bancada na Câmara Legislativa com a filiação de deputados distritais. Iolando Almeida e de Guarda Jânio, que depois renunciou ao mandato para abrir vaga a Carlos Tabanez, ambos eram do Pros. Guarda Jänio fez um acordo para figurar na lista dos candidatos à Câmara dos Deputados em outubro. Veja o levantamento feito pelo site sobre a situação dos políticos com mandato.
Sobre o vice na chapa do Ibaneis ainda não há definição. “A escolha do vice vai ficar um pouco mais para frente, uma questão que tem que ser discutida exatamente com os partidos que compõem a base, para que a gente faça uma escolha que não seja unilateral”, comentou o governador ao portal R7. Entre os que disputam esta oportunidade está o presidente da Câmara Legislativa, Rafael Prudente (MDB). Há quem aposte na indicação de um pastor evangélico.