Ex-deputado disse que as divisões internas colocam o PT numa situação de não ter candidato ao GDF
O ex-deputado Geraldo Magela (PT) avisou aos filiados do partido que é pré-candidato ao Senado Federal. A mensagem em forma de nota, divulgada hoje (12), ocorre oito anos após Magela concorrer para o Senado Federal com o senador José Antonio Reguffe (União Brasil) e Gim Argelo, na época filiado no PTB.
O ex-deputado e uma das lideranças do PT no DF, obteve, em 2014, 269,7 mil votos – 18,8% dos votos válidos. A decisão de Magela ocorre após uma série de articulações do partido em favor de uma ampla coligação dos partidos de esquerda. O ex-parlamentar gostaria de disputar o governo do Distrito Federal.
“As divisões internas nos colocaram na situação, nunca vivida antes, do PT não ter candidatura para disputar o GDF [Governo do Distrito Federal]”, escreveu Magela na nota. (Veja a íntegra logo abaixo)
A vaga para o Senado abre com a desistência da deputada federal Érika Kokay, que desejava concorrer ao Senado. O PT considera a deputada mais qualificada eleitoralmente para garantir a vaga do partido na Câmara dos Deputados.
Com Magela na disputa pelo Senado Federal, a pré-candidatura do deputado distrital Leandro Grass (PV) ganha musculatura dentro do grupo integrado pelo PT, PV, Rede, PCdoB e PSol. Dependendo dos próximos capítulos, o PSB também pode figurar na lista.
Para Leandro Grass ser indicado como pré-candidato oficial da frente, depende da retirada da pré-candidatura de Rosilene Corrêa (PT) e da decisão final pela direção nacional do Partido dos Trabalhadores. O anúncio deve acontecer até o final do mês.
Nota do Magela
- Desde o mês de abril do ano passado, quando coloquei o meu nome à disposição do Partido para concorrer ao governo do DF, venho defendendo candidatura própria do PT por entender que esta seria a melhor forma de construir um palanque forte para Lula e também porque sempre acreditei que poderíamos derrotar Ibaneis.
- Infelizmente não foi este o entendimento de algumas lideranças do PT.
- Eu também sempre disse que apoiaria qualquer decisão da Direção Nacional do nosso Partido.
- Reafirmo as duas coisas!
- Ontem a direção nacional informou ao PTDF que pretende indicar o candidato do PV para governador.
6 Penso que o melhor seria uma candidatura petista, mas as divisões internas nos colocaram na situação, nunca vivida antes, do PT não ter candidatura para disputar o GDF.
- Eu apoiarei qualquer que seja a decisão da Executiva Nacional.
- Compreendo que cabe à Executiva Nacional adotar as medidas mais adequadas para garantir a vitória do Lula.
- Para ajudar na construção desta vitória, a partir de agora, serei pré-candidato a Senador. Serei o Senador dos trabalhadores.
- Vou lutar para vencer a eleição e representar com dignidade o povo de Brasília e ajudar o Lula a governar o Brasil.”
Brasilia-DF, 12 de maio de 2022
Geraldo Magela Pereira