A temperatura está em declínio e nesta manhã a média foi de oito. Frio impacta na doação de sangue
A sensação termina no Distrito Federal pode chegar a zero grau nesta quinta-feira (19), segundo previsões dos meteorologistas. A temperatura está em queda desde ontem por conta de uma frente fria que vem do Sul do país, onde por dois dias houve registro de queda de neve na região de São Joaquim e Urupema, em Santa Catarina.
Nesta manhã, a temperatura ficou na média em 8 graus e a sensação térmica ficou em dois graus. As pessoas saíram de casa agasalhadas, porque o vento frio criou uma situação de mais frio.
Uma das consequências da onda de frio é o impacto na queda das doações de sangue. Nos dias mais frios, os bancos de sangue sofrem com a ausência dos doadores, pois é quando as pessoas querem ficar um pouco mais no aconchego de seus lares e a doação de sangue deixa de ser prioridade.
No Banco de Sangue de Brasília, a situação é preocupante, pois os estoques sanguíneos já vinham enfrentando queda antes mesmo da chegada do frio. Atualmente, a instituição vem recebendo apenas cerca de 50 doadores por dia, quando o ideal deveria ser de 100. Porém, essa baixa tende a se acentuar nos próximos dias, caso não haja uma mobilização de doadores.
De acordo com Ana Luiza Araújo, coordenadora regional de captação do Banco de Sangue, o estado é crítico e pode comprometer o abastecimento aos hospitais que atendem pacientes internados em diversos tratamentos e que necessitam de transfusões de sangue.