Alemanha recomenda isolamento contra a varíola dos macacos

Varíola dos macacas doença contaminação Misto Brasília
Há registro de vários casos em diversos países/Arquivo/Agência Brasília
Compartilhe:

Um brasileiro foi infectado no país e há indícios de um estágio inicial de uma epidemia

Autoridades sanitárias alemãs recomendaram nesta terça-feira (24) um período de isolamento de pelo menos 21 dias para as pessoas que se infectarem com a varíola dos macacos ou que tiveram contato com os infectados.

O ministro da Saúde alemão, Karl Lauterbach, afirmou que “nos estágios iniciais de uma epidemia, é necessário que haja uma resposta dura e rápida”. Ele ressaltou que não se trata do “início de uma nova pandemia” e que o patógeno e os métodos para combatê-lo são conhecidos.



Diversos estados na Alemanha já registraram indícios de infecções pela varíola dos macacos e o rastreamento dos contatos está em andamento.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) contabiliza desde o início de maio 237 casos confirmados e suspeitos da doença em 19 países. O número deve subir nos próximos dias, mas a maioria das infecções até o momento não evoluiu para casos severos.


A Eslovênia e a República Tcheca relataram nesta terça-feira seus primeiros casos confirmados de varíola dos macacos. O mesmo ocorreu nos Emirados Árabes Unidos, onde o vírus foi detectado em uma mulher de 29 anos que chegou da África Ocidental.

Na Alemanha, o primeiro caso de varíola dos macacos foi identificado em um brasileiro de 26 anos, que chegou ao país após viagem com origem em Portugal, passando pela Espanha. Na segunda-feira, o hospital em Munique onde ele está internado informou que ele passa bem e tem poucos sintomas.


A vacinação já começou no Reino Unido, que informou nesta terça-feira ter aplicado mais de mil doses da Imvanex em pessoas que tiveram contato com infectados. Autoridades britânicas já registraram 70 casos da doença desde o dia 7 de maio, dos quais 14 nesta terça-feira.

A Dinamarca, que registou dois casos de varíola dos macacos, também já está vacinando pessoas que tiveram contato com infectados.

A Alemanha já encomendou 40 mil doses da Imvanex, e a França também recomendou a vacinação dos adultos e trabalhadores do setor da saúde que tiveram contato com infectados.



Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas