General da reserva que chegou para resolver problemas, deve sair com novas críticas
O secretário da Saúde do Distrito Federal deverá ser trocado mais uma vez pelo governador Ibaneis Rocha (MDB). É aguardada para hoje (06) a exoneração do general da reserva Manoel Luiz Narvaz Pafiadache, que está em casa se recuperando da Covid-19. De acordo com informações, a substituta deverá ser Lucilene Florêncio de Queiroz.
Pafiadache deve sair em meio a críticas contra o sistema de saúde. Para os críticos, o atendimento nos hospitais e nas Unidades de Pronto Atendimento só pioraram. Para o governo, muitos problemas foram resolvidos, mas não há solução para tudo neste momento, segundo já disse Ibaneis Rocha, que confirmou ao R7 a demissão do secretário.
A substituta é médica ginecologista e vice-presidente do Instituto de Gestão Estratégia em Saúde do DF. O órgão também está sob os holofotes da crítica por má gestão. Em abril passado, a Câmara Legislativa aprovou o sexto presidente do Iges-DF.
O atual secretário assumiu a pasta em agosto do ano passado, depois de uma confusão com a nomeação de um servidor para o lugar do ex-secretário Osnei Okumoto. Na ocasião, o governador afirmou que “ele tem grande experiência na saúde pública do Distrito Federal. Resgatar a credibilidade dessa área é fazer isso junto ao paciente, que é a pessoa que mais precisa. E é isso que nós estamos determinados a fazer”.
O titular da Secretaria da Saúde foi trocado várias vezes. Um deles, Francisco Araújo, chegou a ser preso junto com outros assessores acusados de desvio de verba pública na compra de suprimentos para combater a pandemia do novo coronavírusl.