França pode ter blecautes de energia no inverno

Marselha França Misto Brasília
Detalhe de Marselha, na França, que integra a União Europeia/Arquivo/Divulgação
Compartilhe:

Problema não se resume à França e quase todos os países europeus enfrentam “sérias incertezas”

Crescem os temores de possíveis blecautes em grandes cidades francesas durante o próximo inverno, segundo reportou a mídia francesa na quarta-feira (13). As incertezas se acumulam mesmo diante das promessas do governo francês de que os estoques de gás serão repostos a tempo.



Conforme publicou o portal Euractiv, o problema não se resume à França e quase todos os países europeus enfrentam “sérias incertezas” em relação à segurança energética. Fontes ouvidas pelo portal afirmaram que os governos europeus “estão se preparando para possíveis blecautes” e que “executivos do setor de energia e líderes políticos [europeus] estão torcendo para que o inverno não seja frio demais”.

Diante dos alertas, a empresa operadora do sistema de transmissão de energia francês, RTE French, afirmou ao site que é impossível prever com precisão os blecautes durante o inverno devido ao alto grau de incertezas no setor.



Mais tarde, durante audiência no Senado, Marc Benayoun, executivo-sênior da estatal de energia francesa EDF admitiu que a situação é difícil, mas disse que não acredita em possíveis blecautes no país e afastou a possibilidade.

Recentemente, o diretor-presidente da EDF, Patrick Pouyanne, pediu ao povo francês que reduza o consumo de eletricidade. Segundo ele, os cidadãos devem diminuir a intensidade de aquecedores e de aparelhos de ar-condicionado para economizar energia. Os pedidos também foram feitos por outras empresas de energia francesas, como a Total e a Engie for French.



Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas