Decisão aconteceu hoje por 13 votos a seis, incluindo da senadora do Cidadania Eliziane Gama
Por Misto Brasília – DF
A direção da federação PSDB-Cidadania no Distrito Federal deverá ter uma nova composição que ainda será definida. A reunião que estava prevista para esta quarta-feira (27) foi cancelada.
Os novos desdobramentos locais foram provocados pela reunião da executiva nacional da federação nesta terça-feira (26). A executiva decidiu por 13 votos a seis, que o candidato ao governo será o senador Izalci Lucas, do PSDB. Também disputava a pré-campanha a deputada Paula Belmonte (Cidadania). O impasse deverá ter novos desdobramentos com a convenção, prevista para domingo (31), na sede regional do PSDB (Setor Hoteleiro Sul).
Os votos pela candidatura do senador foram obtidos inclusive com a aprovação da senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA). Este foi o único voto do Cidadania computado na reunião a favor de Izalci. A maioria não aceitou o adiamento da decisão, que estava sendo solicitada pelo Cidadania, encabeçado pelo presidente nacional do partido, o ex-deputado Roberto Freire.
A assessoria do PSDB no DF informou que agora Izalci terá “plenos poderes para formar as coligações partidárias, bem como definir a nominata dos candidatos à Câmara dos Deputados e Câmara Legislativa”. O site procurou a deputada Paula Belmonte para comentar o assunto, mas ela não retornou as mensagens. Mais cedo, o ex-senador Cristovam Buarque (Cidadania) tinha criticado o posicionamento da executiva nacional da federação. Veja o vídeo logo abaixo.
Votos da executiva nacional da federação
Pela candidatura de Izalci
Bruno Araújo – PSDB
César Gontijo – PSDB
Carlos Sampaio – PSDB
Adolfo Viana – PSDB
Eduardo Barbosa – PSDB
Eliziane Gama – Cidadania
Gabriela Cruz – PSDB (movimento Tucanafro)
Beto Pereira – PSDB
Marco Vinholi – PSDB
Nelson Marchezan – PSDB
Yeda Crusius – PSDB (presidente do PSDB Mulher)
Julia Jereissati – PSDB (juventude)
Edgar de Souza – PSDB (diversidade tucana)
Votos pelo adiamento da decisão
Roberto Freire – Cidadania
Any Ortiz – Cidadania
Daniel Coelho – Cidadania
Davi Zaia – Cidadania
Adão Candido – Cidadania
Raquel Dias – Cidadania (movimento mulher cidadania).