Há uma crise entre os dois partidos por conta da indicação de pré-candidatos ao governo
A convenção da federação PSDB-Cidadania, que estava prevista para este domingo (31) de forma presencial, foi transferida para a sexta-feira (05/08), mas apenas com a participação pela internet. A reunião deve confirmar a pré-candidatura do senador Izalci Lucas (PSDB) ao governo.
Ele venceu a queda de braço dentro da federação nacional contra a deputada Paula Belmonte (Cidadania-DF), que prometeu recorrer na justiça contra o senador.
Paula Belmonte também lançou seu nome ao Palácio do Buriti depois que a federação nacional vetou um acordo político com o União Brasil e o senador José Antonio Reguffe. A deputada costurava a sua indicação para ser a vice na chapa de Reguffe ou concorrer ao Senado numa composição com seis partidos.
Nesta manhã, a assessoria de Izalci informou que a decisão pelo adiamento da convenção foi da direção nacional, assim como a realização de forma virtual. E que serão homologados os nomes dos pre-candidatos tucanos e do Cidadania para a Câmara dos Deputados e para a Câmara Legislativa.
A questão é a quantidade de nomes para cada partido, já que o Cidadania argumenta que tem mais peso político, pois o critério no estatuto é o número de deputados federais por estado. No caso do DF, o partido tem uma deputada, que é Paula Belmonte, e o PSDB nenhum.
O Cidadania lançou na quinta-feira uma longa nota sobre a crise com os tucanos. E a deputada escreveu que “o Cidadania não tolera violência política e exige respeito. Grata aos pré-candidatos que nos apoiam e lutam para que nossos direitos sejam respeitados. Seguiremos firmes pelas mulheres, pelo Brasil”.
Agenda das convenções para este domingo
MDB, PP, PL e Patriotas. Devem realizar as convenções no mesmo local, entre 9 e 12 horas, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães
PSB, no auditório da Câmara Legislativa, entre 9 e 17 horas
Democracia Cristã – Rotary Clube de Ceilândia, entre 10 e 12 horas
PDT, na sede nacional do partido, a partir das 9 horas