Líderes querem estabilidade após renúncia de primeira-ministra

Liz Truss primeira-ministra Reino Unido
Liz Truss ficou no cargo de primeira-ministra por 43 dias/Reprodução
Compartilhe:

Manifestação pela estabilidade na região da Europa foi comentada logo após a saúde de Liz Truss

Por Misto Brasília – DF

Após a renúncia da primeira-ministra britânica, Liz Truss, nesta quinta-feira (20) países como França, Alemanha, Países Baixos e Irlanda se manifestaram no intuito de buscar estabilidade na região.

Ela permanecerá no cargo até que seu sucessor seja escolhido, mas aqui está uma retrospectiva dos 45 dias tumultuados desde sua nomeação até seu discurso de renúncia.



Truss disse que seu sucessor seria eleito na próxima semana, depois que uma rebelião dos parlamentares conservadores a forçou a renunciar. Boris Johnson está entre os parlamentares que estão considerando propostas, mas o chanceler Jeremy Hunt se descartou.

o ex-primeiro-ministro está curtindo férias no Caribe. Ele está retornando ao Reino Unido neste fim de semana, informa a Reuters, mas até agora não houve nenhuma palavra oficial se ele realmente concorrerá para substituir Liz Truss.

O primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, disse que concordou com uma série de questões com Truss e observou que seu sucessor seria o quinto líder britânico com quem ele lidaria durante seu mandato.



O presidente francês, Emmanuel Macron, a quem a agora ex-premiê se referiu como não claramente “amigo ou inimigo“, segundo a mídia, disse que é importante que o Reino Unido encontre estabilidade o mais rápido possível.

“A estabilidade é importante durante esses tempos em que uma grande guerra está em andamento no continente europeu”, disse Martin.

Liz Truss, do Partido Conservador, renunciou hoje (20) e ocupou o cargo de primeira-ministra pelo prazo mais curto na história do Reino Unido, apenas 45 dias.

A nova crise em seu governo foi deflagrada após o anúncio do novo plano fiscal, com cortes nos gastos públicos e aumento dos impostos. Por sua vez, líderes opositores do Partido Trabalhista voltaram a pedir eleições parlamentares imediatas, conforme noticiado. (Com a BBC News e Agência Sputnik)



Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Oportunidades




Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas