Lula promete salário mínimo acima da inflação

Lula da Silva e Geraldo Alckmin São Paulo Misto Brasília
Alckmin ao lado de Lula num jantar em São Paulo/Reprodução rede social
Compartilhe:

O candidato à Presidência da República reclamou que nos governos passados os reajustes eram apenas pela inflação

Em conversa com eleitores, nesta terça-feira (25), o ex-presidente e candidato Lula da Silva (PT) respondeu a perguntas sobre economia, saúde, educação, emprego e outros temas, como o caso do ex-deputado Roberto Jefferson.



O primeiro tópico do evento, transmitido ao vivo em suas redes sociais, foi o salário mínimo, alvo de polêmica recente envolvendo o governo Bolsonaro.

“Quando chegamos à Presidência da República, em 2003, soubemos que o salário mínimo nem sempre era reajustado acima da inflação. Muitas vezes, os governos costumavam dar apenas a inflação. E durante vários anos os trabalhadores foram perdendo poder aquisitivo”, disse Lula.. Ele foi questionado por um dos presentes sobre qual seria sua proposta para o salário mínimo, caso eleito presidente da República.



Na semana passada, o deputado federal André Janones, aliado de Lula, afirmou que o ministro da Economia, Paulo Guedes, estaria preparando um plano para desvincular o salário mínimo da inflação, o que poderia reduzir o poder de compra da população. Nesta segunda-feira (24), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou a remoção de conteúdos sobre o tema nas redes por avaliar que as informações foram “gravemente distorcidas e descontextualizadas”.

Janones chegou a afirmar que o governo federal planeja reduzir o valor do salário mínimo, de aposentadorias, de pensões e do Benefício de Prestação Continuada (BPC).



Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas