A participação das exportações regionais saíram do índice de 10,7%, em 2012, para 13,6% de participação em 2021
Por Misto Brasília – DF
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) abriu um escritório em Goiás. A unidade no condomínio Nasa Business Style, no Setor Sul, irá atender a região Centro-Oeste.
A responsável por sua gestão será a internacionalista e analista da ApexBrasil, Cíntia Faleiro, selecionada após processo seletivo interno entre os colaboradores da Agência.
O crescimento das exportações tem sido expressivo para o Centro-Oeste. Entre 2012 e 2021, essa taxa esteve acima do crescimento do PIB.
As exportações regionais saíram de 10,7% de participação no montante das exportações brasileiras, em 2012, para 13,6% de participação em 2021.
Para o gerente de Inteligência de Mercado da ApexBrasil, Igor Celeste, existe um desenvolvimento industrial correlato na região. E que vai além do agronegócio.
Para o proprietário da empresa Nosc, de biscoitos saudáveis de castanhas, José de Jesus, “o escritório é a peça que faltava para aprimorar o atendimento para torná-lo mais acessível e de conhecimento dos empresários da região”.
O PIB do Centro-Oeste saiu de US$ 445 bilhões para US$ 731 bilhões. “E aponta que nas últimas décadas houve um aumento da sua participação no PIB brasileiro. “É possível, então, observar uma tendência de maior representatividade da região”, observa Igor Celeste.