Ele foi confirmado nesta tarde. Avelar assume o cargo no próximo dia 31, antes de um novo plano de segurança na Esplanada
Por Misto Brasília – DF
A governadora em exercício, Celina Leão (PP), e o interventor da segurança pública, Ricardo Cappelli, confirmaram há pouco o delegado Sandro Avelar como o novo secretário da Segurança Pública do Distrito Federal.
O nome tinha sido apontado nos últimos dias e aconteceu por indicação do governo federal. Na rápida entrevista que concedeu, Sandro Avelar disse que chega novamente ao cargo pelo seu perfil técnico. Ele foi secretário na gestão do então governador Agnelo Queiroz (PT).
O Misto Brasília transmitiu ao vivo a entrevista – confira na homepage do site
A governadora em exercício disse que o momento é de estabilidade ao responder sobre os ocupantes da atual cúpula da força de segurança. Avelar também comentou que não deve fazer alterações de nomes, mas disse que terá tempo até o dia 1º de fevereiro para avaliar os atuais gestores que foram nomeados por Cappelli.
A apresentação do novo secretário antes de assumir, o que vai ocorrer no dia 31, tem por finalidade deixar Sandro Avelar ao par do plano de segurança. A intervenção federal na segurança termina no mesmo dia 31.
Há uma preocupação com a posse dos parlamentares no Congresso Nacional e com o reinício do ano judiciário.
Na próxima segunda-feira (30), no final da tarde, haverá uma reunião ampliada para ajustes no plano, segundo informou Cappelli. “O plano está pronto”, disse ele, mais o “ajuste fino” dependerá dos últimos informes da inteligência na véspera da posse dos parlamentares.
Celina e Sandro elogiaram o secretário anterior, Júlio Danilo, que também é delegado da Polícia Federal. Ele foi trocado por Anderson Torres no início deste mês pelo governador afastado Ibaneis Rocha. Pouco depois, Torres teve a prisão decretada pelo Supremo Tribunal Federal sob a acusação na omissão nos atos que terminaram nas invasões nas sedes dos três Poderes.