Sistema passa a ser feito a partir desta terça-feira pelos cartórios de notas do Distrito Federal
Por Misto Brasília – DF
A partir desta terça-feira (07), cartórios de cotas do Distrito Federal passam a emitir Autorizações de Viagens Internacionais para Menores por meio eletrônico.
A novidade beneficia crianças e adolescentes com menos de 18 anos que viajam sozinhos ou acompanhados por apenas um dos pais ou responsável.
Para a efetuar a Autorização Eletrônica de Viagem (AEV) internacional de forma digital, os responsáveis pelo menor realizarão um reconhecimento de firma por videoconferência disponibilizado pela plataforma online e-Notariado.
Feito o ato eletrônico, os pais receberão o documento digital para validação no guichê da companhia aérea, via leitura de QR Code no celular ou em papel.
“A validação da AEV é essencial para garantir a autoria e integridade do documento, sendo emitida digitalmente pelos Cartórios de Notas na plataforma e-Notariado. Esse ato propicia um novo cenário para as famílias, garantindo segurança jurídica e desburocratização de procedimentos” afirma o presidente do Colégio Notarial do Brasil do Distrito Federal, Hercules Benício.