O grupo de 40 pessoas com equipamentos e mantimentos seguiu à noite num avião da FAB
Por Misto Brasília – DF
O Corpo de Bombeiros de São Paulo e Minas Gerais enviaram na noite passada equipes que irão ajudar no resgate de pessoas vítimas do terremoto na Turquia e Síria. A equipe é de 40 pessoas.
Os bombeiros paulistas irão exclusivamente à Turquia, de acordo com sua assessoria de imprensa. Serão 22 policiais, dois médicos militares e dois integrantes da Defesa Civil do Estado de São Paulo. Além dos policiais, cinco cães irão compor o grupo de buscas.
Em dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB), estão sendo transportados equipamentos específicos para ocorrências de busca e resgate em estruturas colapsadas como escoras, ferramentas hidráulicas, pneumáticas e rompedores para estruturas.
Estão sendo transportadas barracas que serão usadas como posto de comando, onde ficarão abrigados equipamentos e a tropa.
Neste momento, um KC-30 da #FAB está em Guarulhos/SP sendo carregado com 6 ton de donativos para as vítimas do terremoto na Turquia. A aeronave levará também 40 integrantes de equipes de resgate e 05 cães farejadores. @DefesaGovBr @ItamaratyGovBr @minsaude @mdregional_br pic.twitter.com/fyatNwsQ7T
— Força Aérea Brasileira ???????? (@fab_oficial) February 9, 2023
O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) também prontificou-se a enviar esforços à Turquia e Síria para amparar os cidadãos locais.
Segundo a corporação, já estão em andamento as tratativas com a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, Secretaria de Relações Internacionais do Distrito Federal, Agência Brasileira de Cooperação do Ministério de Relações Exteriores e com a embaixada.
Em nota, o CBMDF afirmou que os militares estão aptos para trabalhar juntamente às forças nacionais com equipes altamente treinadas para busca e resgate de estrutura colapsada, equipes com utilização de cães para busca, de atendimento de emergência com produtos perigosos e bombeiros para primeiros auxílios.