Retorno de Ibaneis ao cargo tem parecer favorável da PGR

Ibaneis Rocha discurso de posse
Ibaneis Rocha faz o discurso de posse para o segundo mandato/Arquivo/Reprodução vídeo
Compartilhe:

Subprocurador Carlos Frederico Santos disse que não vai trazer prejuízos para a investigação dos atos de 8 de janeiro

Por André Richter – DF

A Procuradoria-Geral da República (PGR) deu parecer pela revogação do afastamento do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, O posicionamento pelo retorno ao cargo foi enviado nesta sexta-feira (10) ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Ibaneis foi afastado pelo ministro Alexandre de Moraes por 90 dias após os atos antidemocráticos de 8 de janeiro. O afastamento termina no dia 9 de abril.



No parecer, o subprocurador Carlos Frederico Santos, chefe do grupo que investiga os atos, entende que o retorno de Ibaneis ao cargo não vai trazer prejuízos para a investigação, como o impedimento da coleta de provas, a obstrução das investigações e o risco à ordem pública.

“Atualmente não estão preenchidos os requisitos da medida cautelar de afastamento da função pública, sem embargo da futura análise a respeito da existência ou não de provas para a responsabilização penal”, diz o parecer.



O afastamento do governador pelo prazo de 90 dias foi deferido para apurar a suposta omissão de Ibaneis e outras autoridades na contenção dos atos violentos na capital federal.

Após o afastamento, Ibaneis Rocha declarou que respeita a decisão do ministro e reiterou “fé na Justiça e nas instituições democráticas”.


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Oportunidades




Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas