Desperdício de alimentos alcançou o top10

Alimentação self service
Os alimentos tiveram aumento no preço, mas caiu o consumo/Arquivo
Compartilhe:

Em torno de 30% dos alimentos produzidos no país, aproximadamente 46 milhões de toneladas, são descartados

Por Isadora Lira – DF

O Brasil sendo responsável por uma das principais produções mundiais de alimentos, atualmente segue na lista dos dez países que mais desperdiçam alimentos no mundo, segundo dados da ONU.



De acordo com uma pesquisa realizada pelo IBGE, em torno de 30% dos alimentos produzidos no país, aproximadamente 46 milhões de toneladas, são descartados anualmente. Esse desperdício equivale a cerca de R$ 61,3 bilhões.

Em 2019, um levantamento da ONU contabilizou que mais de 5 milhões de brasileiros já passaram um dia sem comer, fato esse que gera impactos sociais e econômicos no território brasileiro, uma vez que a desnutrição gera inúmeras consequências físicas e psicológicas.

Diante desse cenário, em 23 de junho de 2020, a Lei 14.016 passou a atuar autorizando empresas que forneçam alimentos prontos para consumo, a doar os alimentos não comercializados desde que estejam em boas condições, dentro do prazo de validade.



Sendo essas doações feitas para bancos de alimentos que são organizações sem fins lucrativos que possuem como objetivo a angariação de bens alimentares para os vulneráveis sociais.

Como exemplo, a Mesa Brasil, que é um programa de distribuição de alimentos que atua há mais de 15 anos contando com a colaboração de mais de 3 mil doadores buscando melhorar as condições alimentares dos vulneráveis sociais no Brasil.



Uma pesquisa levantada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) afirmou que, mensalmente, cerca de 60 kg de alimentos em boas condições vão para o lixo de casa.

Evitando mais impactos negativos sociais e ambientais, livros como “Perdas e Desperdício de Alimentos: Estratégias para Redução”, publicado pelo Centro de Estudos e Debates Estratégicos, são publicados anualmente mostrando aos consumidores como reaproveitar alimentos como sementes e cascas.

(Isadora Lira é estudante de Direito e articulista do Misto Brasília)


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Oportunidades





Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas