As crianças eram passageiras de um avião que caiu na floresta. Os pais delas morreram no acidente
Por Misto Brasília – DF
A Rádio Caracol, da Colômbia, confirmou que as crianças colombianas identificados como Soleiny Mucutuy (9 anos), Tien Noriel Ronoque Mucutuy (4 anos), Lesly Mucutuy (13 anos) e Cristin Neriman Ranoque Mucutuy (11 anos), foram encontrados vivos na selva do Guaviare.
Isso foi possível graças ao trabalho das Forças Especiais que se juntaram à área de busca, consolidando assim um esforço de cerca de 150 homens entre unidades das Forças Armadas, Força Aérea Colombiana, grupo Aerocivil SAR e outras agências de socorro.
As crianças eram passageiras de um avião que caiu na floresta. As buscas começaram há 40 dias, de acordo com as autoridades locais. Elas sobreviveram por conta própria nesse período.
“Os nossos soldados percorreram cerca de 2.656 quilómetros abraçados à adversidade (…) mas tornaram possível o impossível com a fé intacta que sempre os caracterizou”, disse o comandante das Forças Armadas da Colômbia, Helder Giraldo.
A Aeronáutica Civil destacou ainda a participação e acompanhamento permanente das comunidades indígenas, que apoiaram as buscas, com homens e mulheres no terreno e informações que deram a localização das crianças.
A aeronave tipo Cessna 206, matrícula HK 2803, que fazia a rota Araracuara – San José del Guaviare, foi encontrada na vertical no povoado Palmarosa, zona rural do município de Solano, departamento de Caquetá.
Lá foram encontrados os corpos de Magdalena Mucutuy Valencia, mãe das crianças, Hernando Murcia Morales, piloto do avião e Herman Mendoza Hernández, passageiro .
A Aeronáutica Civil informou que uma equipe de peritos da Diretoria de Investigação de Acidentes realizou as investigações para apurar as causas do acidente. Mas, por enquanto, eles trabalham com a hipótese de que houve falhas na aeronave.