Caso de gripe aviária não deve prejudicar exportacões

Frango de granja proteína animal
O Brasil é o maior produtor de carne de frango do mundo/Arquivo/Montar um Negócio
Compartilhe:

Analistas e entidade de proteína animal consideram que o caso no Espírito Santo não muda o status do Brasil

A confirmação pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) na terça-feira (27) da detecção de gripe aviária em uma ave doméstica de subsistência no Espírito Santo não deve gerar grandes problemas para a BRF, que tem na exportação avícola seu faturamento principal, mas é mais um sinal de alerta.

“Se for como a Associação Brasileira de Proteína Animal disse, se for uma ave de fundo de quintal no Espírito Santo, não se trata de um problema grave. Não altera o status do Brasil frente a Organização Mundial de Saúde Animal [WOAH, na sigla em inglês]”, fala Flávio Conde, analista da Levante Investimentos.

“Mas, com certeza, é um sinal amarelo. Os investidores podem recuar um pouco e os papéis, cederem”, destacou o analista, às vésperas da abertura do mercado.

O especialista destaca também que o Espírito Santo tem pouca participação na produção nacional de aves, com apenas 0,2% das vendas em 2022.

“As ações tenderiam a sofrer um pouquinho hoje (ontem) porque o investidor tem medo de que aconteça alguma coisa como ocorreu em outras décadas no passado”, completa o especialista.

Ao InfoMoney, outro analista do setor vai no mesmo sentido, dizendo que o caso não muda o status do Brasil, que continua sendo livre da doença frente à Organização Mundial da Saúde Animal (WOAH – World Organization for Animal Health).

“A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) ressalta que a decisão tomada pelas autoridades japonesas não está em linha com as orientações da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), que indica suspensão de comércio apenas em casos registrados em produção comercial. Cabe lembrar que a avicultura industrial do Brasil segue sem qualquer registro da enfermidade”, afirma nota divulgada pela entidade, que representa grandes empresas como BRF, Seara (da JBS) e Aurora.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

Brasília e Entorno do DF

Oportunidades




Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas