Nesta tarde o presidente Lula também sancionou a mudança da lei do assédio sexual e da discriminação
Por Misto Brasília – DF
Foi sancionada hoje (03) à tarde pelo presidente Lula da Silva (PT), a lei que assegura a igualdade salarial entre homens e mulheres. A cerimônia ocorreu na Base Aérea de Brasília, e prevê multa em caso de não cumprimento das regras.
O presidente também aproveitou a ocasião para aprovar a mudança na Lei 8.906/94, com a inclusão do assédio sexual e da discriminação entre as infrações ético-disciplinares no âmbito da Ordem dos Advogados do Brasil.
Uma pesquisa realizada pelo site Empregos.com.br com 3,5 mil profissionais, aponta que para 20% a discriminação de gênero é o preconceito mais latente nas empresas. Entre as mulheres, 52% discordam que têm oportunidade de promoção igualitária aos homens no mercado de trabalho. A mão de obra feminina representa mais de 54% da força de trabalho (IBGE).
“O salário igualitário é apenas um dos passos para uma inclusão efetiva. Nesse contexto, é necessário que a empresa ofereça oportunidades, principalmente em cargos de liderança. Manter uma cultura organizacional, que priorize a diversidade e a inclusão é um caminho a se seguir”, o CEO da 4Life Prime Saúde Ocupacional, Alex Araujo.
“O salário igual ao dos homens é um passo importante, mas não é um todo, já que a equidade nas corporações seja real, é preciso de uma mudança cultural e, principalmente, de atitude dos gestores e funcionários”.