A promessa ocorreu após negociações com o Ministério Público que pediu providências imediatas
Por Misto Brasília – DF
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal publicou o edital de chamamento público para credenciamento de interessados em prestar serviços residenciais terapêuticos para portadores de transtornos mentais graves.
A situação da saúde mental foi tema de reunião no dia 28 de junho, entre promotores de Justiça da Prosus, de Defesa dos Direitos Difusos (Proreg), da Infância e Juventude (PJIJ) com a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, segundo informou a assessoria de imprensa.
O promotor da Prosus, Clayton Germano, explicou que a implantação do Serviço de Residências Terapêuticas (SRT), é o resultado do trabalho iniciado com o ajuizamento da ação civil pública, que pedia a instalação de 19 novos Caps e 25 residências terapêuticas.
“O que o Ministério Público mais quer é que a saúde seja fortalecida no Distrito Federal”. O Distrito Federal não tem residências terapêuticas, possui 18 Centros de Assistência Social (Caps).
A Secretaria de Saúde apresentou um cronograma para a construção de cinco novos Caps. A pasta também reconhece os problemas a necessidade de aprimorar os serviços de atenção à saúde mental o mais urgente possível e pretende mudar a realidade atual.
Segundo os pesquisadores do Ministério Público, a maioria dos edifícios que abrigam os Caps estão em péssimas condições de infraestrutura e com mobiliário inadequado.