Brigadistas fazem aceiro para prevenir fogo em unidades de conservação

Queimada brigadistas
Brigadistas com abafadores no combate aos incêndios nas florestas brasileiras/Arquivo
Compartilhe:

Atividade preventiva chamada de aceiro negro será realizada nas proximidades da DF-001 no Gaba e Cabeça do Veado

Por Misto Brasília – DF

Entre segunda e quarta-feira (10 e 12) brigadistas realizam o aceiro negro na área de preservação ambiental do Gama e Cabeça do Veado, nas proximidades da DF-001. O objetivo da técnica é evitar a propagação de incêndios que provocam estragos ao meio ambiente.

Com 25 mil hectares de área preservada, a APA envolve diversas unidades de conservação, como o Jardim Botânico de Brasília, a fazenda Água Limpa da UnB, a Reserva Ecológica do IBGE, áreas da Marinha e parte do Parque Ecológico do Tororó.

A execução do aceiro com uso do fogo será realizada nas proximidades da DF-001, onde ao todo, 30 quilômetros receberam a ação preventiva. A medida integra o Plano de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (PPCIF-DF) coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente.

“A função deste método preventivo é retirar o material combustível, que no caso é o mato seco, impedindo assim a possibilidade de fogo pegar ou se alastrar para dentro das Unidades de Conservação”, disse a coordenadora técnica do PPCIF, Carolina Schubart.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Oportunidades





Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas