Diversos municípios dos dois estados do Nordeste estão com ruas alagadas e há milhares de desabrigados
Por Misto Brasília – DF
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, decretou, neste domingo (9), situação de emergência em 12 cidades da Zona da Mata, fortemente atingida pelas chuvas.
Segundo a Defesa Civil de Pernambuco, até o momento, chuvas intensas afetaram 2.862 pessoas de 756 famílias. Desse total, estão desalojadas 447 pessoas de 656 famílias e desabrigadas 101 famílias, informou a Agência Brasil.
A situação de emergência está estabelecida nos municípios de São Benedito do Sul, Belém de Maria, Água Preta, Catende, Quipapá, Xexéu, Barreiros, Joaquim Nabuco, Cortês, Jaqueira, Rio Formoso e Maraial. Treze pontos de deslizamentos foram registrados nessas cidades –sendo quatro em Catende, sete em Joaquim Nabuco, um em Cortês, e um em Rio Formoso.
Em nota, o governo de Pernambuco informou que, para decretar a situação, levou em conta a preservação do bem-estar da população e das atividades socioeconômicas das regiões atingidas.
Segundo a Defesa Civil de Pernambuco, foram afetadas pelas chuvas no estado 2.862 pessoas, das quais 447 estão desalojadas e 101, desabrigadas.
As chuvas também atingiram o estado de Alagoas. Neste sábado, o governador Paulo Dantas declarou situação de emergência em 29 municípios. O decreto terá validade de 180 dias.
Há pouco, o governador Paulo Dantas anunciou pelo Twitter que o O Governo Federal acaba de declarar Situação de Emergência em sete cidades alagoanas: Cajueiro, Capela, Marechal Deodoro, Penedo, São Miguel dos Campos, Satuba e Viçosa. “Agradeço ao presidente @LulaOficial e ao ministro @waldezoficial pelo suporte ao nosso estado”.
Em Alagoas, há 2.756 desabrigados e 19.273 desalojados.