O documento foi protocolado nesta manhã na Secretaria-Geral do Senado e tem aproximadamente 80 assinaturas
Senadores e deputados de vários partidos, especialmente da oposição ao governo, assinaram um pedido de impeachment contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso.
Assista o vídeo com as declarações postado logo abaixo.
O documento deu entrada hoje (19) pela manhã na Secretaria-Geral do Senado, a quem caba analisar esse tipo de solicitação. Os autores do requerimento querem que o impeachment seja analisado no plenário do Senado Federal.
Numa declaração há pouco, o senador Jorge Seif Júnior (PL-SC), afirmou que o discurso de Barroso no Congresso da UNE, na semana passada, “apenas verbalizou” contra o bolsonarismo. Ele disse que é uma covardia, ilegal e arbitrária contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.
O documento do impedimento se contra especialmente na frase de que “derrotamos o bolsonarismo e seus aliados”, feita pelo ministro.
“Nós derrotamos a censura, derrotamos a tortura, derrotamos o bolsonarismo para permitir a democracia e a manifestação livre de todas as pessoas”.
O deputado Carlos Jordy (PL-RJ) disse que até 70 deputados também assinam o pedido de impeachment. São parlamentares do PSDB, PSD, Patriota, Republicanos, Novo e PL.
No Senado, seriam de 13 a 17. O número certo não foi confirmado nesta manhã. O grupo espera que em agosto, quando termina o recesso parlamentar, mais assinaturas sejam agregadas ao documento, embora muitos parlamentares “tem medo do STF”, segundo Seif e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).
Na entrevista também estava presente o suplente de deputado federal pelo Distrito Federal, Paulo Fernando e Cabo Gilberto Silva (PL-PB).

