Ucrânia pode ter eleições gerais no próximo ano

Volodomir Zelensky Ucrânia Misto Brasília
Volodomir Zelensky é o presidente da Ucrânia, que está em guerra com a Rússia/Reprodução vídeo

O país em guerra com a Rússia está impedida de realizar eleições enquanto estiver sob a Lei Marcial

O presidente da Ucrânia, Volodomir Zelenski, afirmou neste domingo (28) que as eleições gerais no país, que deveriam ocorrer no próximo ano, podem ser realizadas apesar da Lei Marcial decretada no país

Zelenski, porém, afirmou que é necessária a ajuda do Ocidente para financiar os custos do processo eleitoral. Além disso, o Parlamento ucraniano precisará aprovar a realização do pleito. Outro pré-requisito citado por ele é a necessidade de haver garantias para o comparecimento em massa dos eleitores às urnas.

“Não vou gerar dívidas para realizar as eleições; também não vou retirar o dinheiro destinado para os armamentos e colocar nas eleições”, afirmou. “Mas, se receber apoio financeiro, se os parlamentares se derem conta de que é algo que precisamos fazer, então que mudemos rapidamente a legislação e, mais importante, assumamos juntos os riscos.”

A Ucrânia está impedida de realizar eleições enquanto o país estiver sob a Lei Marcial, que precisa ser renovada a cada 90 dias. A vigência atual se encerra no dia 15 de novembro, ou seja, após o mês de outubro, quando normalmente ocorrem as eleições parlamentares, mas antes das eleições presidenciais programadas para março de 2024.

Segundo Zelenski, os custos do processo eleitoral em tempo de paz seriam de 135 milhões de dólares (R$ 657 milhões). Ele disse não ter certeza de quanto custaria realizar eleições em meio à guerra.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados



Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas