O presidente Kassym-Jomart Tokaev anunciou que questões importantes serão definidas pela consulta popular
Por Misto Brasília – DF
O presidente do Cazaquistão, Kassym-Jomart Tokaev, disse que seu governo realizará um referendo para saber junto à população o que ela acha sobre a construção da primeira usina nuclear.
O presidente lembrou que em 2019 prometeu que as decisões sobre as questões estratégicas mais importantes seriam tomadas através de referendos.
“A construção ou recusa de construção de uma usina nuclear é uma questão extremamente importante para o futuro do nosso país. Portanto, proponho submetê-lo a um referendo nacional”, disse Tokaev citado pela Anadolu.
Tokaev afirmou que “as datas específicas serão determinadas mais tarde”. O governo do país da Ásia Central já discutiu a ideia há muito tempo, e até identificou um local para a instalação na região sudeste de Almaty e mencionou a Rosatom da Rússia como um parceiro potencial.
O líder ainda destacou que o desenvolvimento da energia nuclear se tornou uma questão econômica e política importante para o seu país, acrescentando que existem opiniões diferentes sobre a construção da usina.