Objetivo alertar e conscientizar a comunidade para o descarte correto de resíduos e a importância da preservação dos recursos hídricos
Por Misto Brasília – DF
A 11ª edição da Semana Lago Limpo, no Pontão do Lago Sul, será realizada neste sábado (16), das 8 às 12 horas. A ação acontece no Dia Mundial da Limpeza (World Cleanup Day), movimento cívico que une cerca de 200 países e milhões de pessoas no mundo em um ato de limpeza global.
A Semana do Lago Limpo tem como objetivo alertar e conscientizar a comunidade para o descarte correto de resíduos e a importância da preservação dos recursos hídricos. O Lago foi criado em 1959 e nas décadas de 1960 a 1980 o reservatório esteve poluído. A recuperação começou a partir da década de 1990.
As Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) Sul e Norte foram as principais estruturas do Programa de Recuperação do Lago Paranoá e as primeiras estações de tratamento de esgotos terciárias da América Latina.
O evento é gratuito e contará com programação socioeducativa para o público geral. Vai reunir mais de 50 mergulhadores para limpeza das margens e do fundo do Lago Paranoá, com apoio dos Bombeiros e do Batalhão Lacustre e Capitania Fluvial de Brasília.
Para o presidente da Caesb, Luís Antônio Reis, “o clean up day é um dia de união, de conscientização, onde todos se dedicam e contribuem na promoção de um lago mais limpo e livre de resíduos.
O evento também terá a parceria da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal do Distrito Federal (Ssema), e o Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal (SLU),