Biden falou por telefone com Benjamin Netanuahu e Mahmoud Abbas

Israel soldados guerra ofensiva Misto Brasília
Soldados de Israel patrulham área próxima a Faixa de Gaza/Reprodução vídeo
Compartilhe:

As forças armadas israelenses afirmaram hoje que estão se preparando para um “ataque integrado e coordenado

Por Misto Brasília – DF

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, falou por telefone separadamente com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e com líder palestino, Mahmoud Abbas, segundo declarações emitidas pela Casa Branca e pelos escritórios das demais autoridades.

Netanyahu disse a Biden que “unidade e determinação” são necessárias para atingir os objetivos militares de Israel contra o Hamas, que controla a Faixa de Gaza. O grupo fundamentalista islâmico é considerado uma organização terrorista pela União Europeia, Estados Unidos e outros governos.

Biden novamente garantiu ao líder israelense o apoio inabalável dos EUA, e também frisou a necessidade de se proteger os civis e garantir-lhes os suprimentos básicos.

“O presidente Biden discutiu com o primeiro-ministro Netanyahu a coordenação dos EUA com as Nações Unidas, Egito, Jordânia, Israel e outros na região para garantir que civis inocentes tenham acesso a água, alimentos e cuidados médicos”, disse a Casa Branca. “O presidente Biden afirmou seu apoio a todos os esforços para proteger os civis.”

Por sua vez, representantes de Abbas disseram que o líder palestino afirmou a Biden que rejeita completamente o deslocamento de palestinos em Gaza, depois de Israel ter ordenado que os civis do norte do enclave, densamente povoado, se dirigissem para o sul.

Abbas – que lidera a Autoridade Palestina na Cisjordânia, mas perdeu o controle de Gaza para o Hamas após as eleições de 2006 e uma violenta luta por poder entre o Hamas e o grupo Fatah de Abbas – também disse a Biden que “rejeita o assassinato de civis de ambos os lados, pedindo a libertação de civis, prisioneiros e detidos”.

Biden falou a Abbas sobre os esforços dos EUA para evitar que o conflito se amplie, e sobre a necessidade de preservar a estabilidade na Cisjordânia, informou a Casa Branca.

O líder americano ainda ofereceu a Abbas seu total apoio aos esforços para garantir ajuda humanitária aos palestinos e ressaltou a “autodeterminação” palestina durante a ligação telefônica.

Novo ataque de Israel na Síria

Israel lançou um novo ataque aéreo contra o aeroporto de Aleppo, na Síria, na noite deste sábado (14), forçando a suspensão de suas operações, informou o Ministério da Defesa sírio. Ao menos cinco pessoas teriam ficado feridas.

“O inimigo israelense realizou um ataque aéreo vindo da direção do Mar Mediterrâneo, a oeste de Lataquia [cidade síria], tendo como alvo o Aeroporto Internacional de Aleppo, o que causou danos materiais ao aeroporto e o deixou fora de serviço”, disse a pasta.

As forças armadas israelenses afirmaram hoje que estão se preparando para um “ataque integrado e coordenado por ar, mar e terra” contra a Faixa de Gaza. O enclave é controlado pelo grupo fundamentalista islâmico Hamas, que há uma semana perpetrou o maior ataque sofrido por Israel em 50 anos.

“Os batalhões e soldados estão posicionados em todo o país e estão preparados para aumentar a prontidão para os próximos estágios da guerra – com ênfase em uma operação terrestre significativa”, disseram as Forças de Defesa de Israel (IDF) em declaração. (Com as agências DW, AFP, AP e Lusa)

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas