Este deverá ser o terceiro corte desde agosto, quando a autoridade monetária interrompeu o ciclo de aperto monetário
Por Misto Brasil – DF
A equipe de analistas do Paraná Banco Investimentos prevê que o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom), vai reduzir em 0,50 p.p., passando para 12,25% os juros da Selic. A reunião do Copom será nesta terça-feira (31).
Este deverá ser o terceiro corte desde agosto, quando a autoridade monetária interrompeu o ciclo de aperto monetário. A expectativa do mercado financeiro é que a Selic encerre 2023 em 11,75% ao ano.
O tesoureiro do banco Paraná, Pedro Oliveira, analisa que o “o comitê deve destacar a piora no cenário internacional, primeiramente pela elevação das taxas de juros de longo prazo nos Estados Unidos, que, por sua vez, pode estar ‘sugando’ a liquidez de países emergentes.
Desde a última reunião do Copom, o rendimento curva de juros americana de 10 anos saiu de 4,35% para a casa de 4,90%, chegando a 5,0% em alguns momentos, maior nível desde 2007.
Se a taxa de juros americana continuar alta por muito tempo, a Selic pode não ter espaço para cair abaixo de 10% em um curto espaço de tempo.
Ao reduzir a Selic, a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle sobre a inflação e estimulando a atividade econômica.
Sobre o IPCA, Oliveira explica que deve fechar o ano dentro do teto da meta do Banco Central, que é de 4,75%.
“Apesar do índice ter acelerado em setembro, o resultado foi melhor que o esperado, 0,26% ante 0,33%. Neste caso, na última reunião do ano, o BC deve reduzir a Selic em 0,50 p.p. novamente. Já para o final de 2024, projetamos a taxa Selic em 10% ao ano”.