Antes de procurar o posto da Polícia Civil, é preciso verificar os dados pela internet na Receita Federal para checar ou alterar dados
Por Misto Brasília – DF
O Distrito Federal é o décimo-segundo ente federado a emitir a Carteira de Identidade Nacional (CIN). O serviço começou ontem (21) pelo Instituto de Identificação da Polícia Civil.
O novo documento de identidade acaba com a duplicidade na identificação e passa a ter o mesmo número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). O atendimento pode ser feito nos postos do Na Hora ou agendar horário pela internet.
“Antes de se dirigir até o posto de identificação, você deve fazer uma pesquisa sobre o seu CPF no site da Receita Federal. Se ele consta como regular ou pendente de regularização, você está apto para fazer identidade nacional”, explicou a diretora-adjunto do Instituto, Vanessa Spagnolo.
“Se consta como suspenso ou cancelado, você deve se dirigir até um posto da Receita Federal ou buscar atendimento pela internet. É muito importante também observar se os seus dados estão atualizados, principalmente o seu nome completo, data de nascimento e o nome da mãe”.
Até agora, o sistema de identificação está disponível no Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná, Goiás, Acre, Piauí e Pernambuco, Amazonas, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Alagoas
A ideia é que, apenas com a CIN, o cidadão possa ter acesso a seus prontuários no SUS, a benefícios como o Bolsa Família, registros no INSS, além de informações fiscais, tributárias e ligadas ao exercício de obrigações políticas, como o alistamento eleitoral e o voto.
Um grande diferencial da Carteira de Identidade Nacional é o uso da tecnologia blockchain para sincronizar dados com a Receita Federal. É o mesmo sistema criado para o bitcoin e outras criptomoedas.
Após o órgão de identificação civil emitir o documento físico, é possível obter a versão digital da CIN. Para isso, basta adicionar a carteira no aplicativo Gov.br, no ambiente “carteira de documentos”. Assim, a pessoa também pode utilizar a nova identidade a partir do seu celular. O tutorial pode ser conferido aqui.