O governador Jorginho Mello afirmou que esta é uma “das piores cheias que Santa Catarina já passou”
Por Alex Rodrigues – DF
Representantes do primeiro escalão do governo federal retornaram neste sábado (25) a Santa Catarina, onde visitam localidades afetadas pelas fortes chuvas dos últimos dois meses.
Segundo o governo estadual, desde o começo de outubro, 180 cidades catarinenses decretaram situação de emergência ou de calamidade pública devido às consequências de fenômenos climáticos.
Coordenada pelo ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, a comitiva federal também conta com a presença do secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff.
Pouco antes de a comitiva chegar a Navegantes, no litoral norte catarinense, o ministro divulgou um vídeo nas redes sociais em que afirma que a ida ao estado foi “recomendada” pelo presidente da República, Lula da Silva, e visa reforçar as ações de ajuda humanitária e reconstrução da infraestrutura que os governos federal e estadual vêm implementando, conjuntamente.
Estive hoje novamente em Trombudo Central para levar todo apoio do Governo do Estado. Reforcei à prefeita Geovana Gressner o meu compromisso em fornecer ajuda humanitária para todos os atingidos pelas chuvas.
Neste primeiro momento, nosso foco é garantir o essencial: água,… pic.twitter.com/XMO93F3hQl
— Jorginho Mello (@jorginhomello) November 25, 2023
Além de Navegantes, a comitiva federal também esteve em Trombudo Central, no Alto Vale do Itajaí, uma das regiões mais castigadas pelas consequências dos recentes fenômenos climáticos.
Na segunda parada, os representantes federais se encontraram com o governador Jorginho Mello, que afirmou que esta é uma “das piores cheias que Santa Catarina já passou”.
“Neste primeiro momento, nosso foco é garantir o essencial: água, comida, colchões e materiais de higiene e limpeza. Depois, vamos tratar da reconstrução”, escreveu Mello em sua página na rede social X (antigo Twitter).
Olá, gente.
Mais um fim de semana de muito trabalho para todos nós. Por determinação do presidente @LulaOficial, estou a caminho de Santa Catarina, integrando a força-tarefa do governo federal para acompanhar as ações de assistência à população afetada pelas fortes chuvas. pic.twitter.com/SVnLQbWeyo— Waldez Góes (@waldezoficial) November 25, 2023