O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte, Jens Stoltenberg, comentou que deveria apoiar mais o país
Por Misto Brasil – DF
O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte, Jens Stoltenberg, afirmou em entrevista à emissora alemã Das Erste que a situação no campo de batalha da Ucrânia pode piorar ainda mais.
Segundo ele, a situação pode piorar devido à insuficiente assistência por parte do Ocidente. “Precisamos nos preparar para más notícias”, alertou o chefe da Otan durante a entrevista.
Stoltenberg também adicionou que a Otan deveria apoiar a Ucrânia tanto nos bons quanto nos maus momentos. Segundo ele, a Ucrânia está em uma “situação crítica” no campo de batalha.
Anteriormente, Stoltenberg criticou a política europeia de produção de armas para Kiev. Por sua vez, Vladimir Zelensky também admitiu que a contraofensiva das tropas ucranianas não obteve o resultado esperado.
Zelenski fala sobre as regiões de Donesk, lugansk e Donbass
Em palestra para universitários, o presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky, comentou sobre a reunificação de Donbass com a Rússia e ainda reconheceu que a população não quer voltar a fazer parte do território ucraniano.
Zelensky também comentou sobre a situação nas repúblicas populares de Donetsk e Lugansk, que foram bombardeadas por cerca de oito anos pelas Forças Armadas da Ucrânia. O presidente ainda afirmou que a população dos dois territórios não manifestaram o desejo de também voltarem a fazer parte da Ucrânia.
“Acredito que todos os territórios deveriam voltar, mas se as pessoas não quiserem, será muito difícil. Antes, havia militantes separatistas que lutaram na zona de contato. Isso significa que nem todas as famílias do Donbass retornaram. E quando a Rússia luta contra nós, os separatistas estão com eles”, disse em vídeo divulgado no Telegram pelo canal El Ojo.