O irmão do governador, Vinícius Sarciá Rocha, é um dos alvos numa investigação sobre desvio de dinheiro público
Por Misto Brasil – DF
Vinícius Sarciá Rocha, irmão do governador Cláudio Castro, é um dos alvos de operação da Polícia Federal nesta quarta-feira (20) que investiga desvio de dinheiro de programas assistenciais do Estado do Rio de Janeiro.
Castro não foi alvo de buscas, mas o Superior Tribunal de Justiça (STF) autorizou a quebra de seus sigilos bancário, fiscal e de telefones e e-mail, registrou o SBTNews.
A operação, batizada de Sétimo Mandamento (em referência a “Não roubarás), teve como alvos de busca e apreensão Sarciá, que é presidente do Conselho de Administração da Agerio, a agência estadual de fomento; Astrid de Souza Brasil Nunes, subsecretária de Integração Sociogovernamental e de Projetos Especiais da Secretaria Estadual de Governo; e Allan Borges Nogueira, gestor de Governança Socioambiental da Cedae.
De acordo com a PF, a ação investiga crimes de organização criminosa, peculato, corrupção e lavagem de dinheiro. O esquema teria desviado R$ 70 milhões entre 2017 e 2020 dos projetos Novo Olhar, Rio Cidadão, Agente Social e Qualimóvel – todos geridos pelo governo do Estado.
A Polícia Federal afirma que foram identificados pagamentos de vantagens ilícitas entre 5% e 25% dos valores dos contratos na área de assistência social.
“De acordo com as investigações, a organização criminosa penetrou nos setores públicos assistenciais sociais no âmbito do estado do Rio e realizou fraude a licitações e contratos administrativos, desvio de verbas públicas e pagamentos de ‘propinas’ aos envolvidos nos esquemas criminosos”, diz o comunicado da PF.
“Os suspeitos conseguiram vantagens econômicas e políticas indevidas, aproveitando-se também da população mais necessitada.”