Venezuela anuncia a mobilização de mais de 5,6 mil militares

Venezuela Nicolás Maduro Misto Brasil
Nicolás Maduro durante solenidade militar de fim de ano/Arquivo/Divulgação
Compartilhe:

Maduro disse que a mobilização é um exercício de defesa e acontece após o Reino Unido enviar um navio de guerra para a região

Por Misto Brasil – DF

Após o Reino Unido enviar um navio da Marinha em direção à Guiana, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou nesta quinta-feira (28) a mobilização de mais de 5,6 mil militares para participar de um exercício “de defesa”.

Segundo Maduro, que tem cobiçado parte do território da Guiana, a ação é uma “resposta à provocação e ameaça do Reino Unido contra a paz e a soberania” da Venezuela.

Os dois países sul-americanos protagonizaram nas últimas semanas um novo capítulo na disputa centenária pelo Essequibo, uma região rica em recursos naturais e que perfaz mais de 70% do território da Guiana.

Após o regime de Maduro realizar um referendo que preparava o terreno para uma eventual anexação da área, no início de dezembro, os dois países acabaram concordando em reduzir as tensões e resolver o litígio pela via diplomática.

Uma fonte do ministério de Relações Exteriores da Guiana afirmou à agência de notícias AFP que o navio HMS Trent deve chegar à costa do país nesta sexta e ali permanecer por “menos de uma semana” para exercícios de defesa em mar aberto.

O ministério britânico da Defesa não confirmou a chegada da embarcação em águas guianesas, mas havia dito anteriormente que o navio de patrulha cumpriria “uma série de compromissos na região” da Guiana.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas