Projeto pretende reduzir o uso do plástico no setor do turismo

Praia Rio de Janeiro praia Misto Brasil
Programa voltado para a redução do plástico tem como primeiro foco as praias/Arquivo/Agência Brasil
Compartilhe:

O investimento para o projeto é US$ 9 milhões do Fundo Global do Meio Ambiente (GEF) e tem duração de quatro anos

Por Maria Eduarda – DF

O projeto do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) tem o objetivo de reduzir o uso do plástico, principalmente no setor do turismo nesta fase inicial.

O ministério vai implementar projetos-pilotos nas cidades litorâneas do Brasil, onde o turismo é uma das principais fontes econômicas.

Serão levados em consideração a quantidade de resíduos plásticos gerados, a gestão dos resíduos sólidos e o envolvimento de entidades na reciclagem, além do impacto nas comunidades tradicionais, como na atividade pesqueira.

Devem ser instaladas estratégias para circularidade do plástico, com o incentivo dos governos e arcabouço regulatório, e a produção de novas tecnologias que possam eliminar a matéria-prima do meio ambiente e do fundo dos oceanos.

O financiamento é do Fundo Global do Meio Ambiente (GEF) é de US$ 9 milhões e tem duração de quatro anos.

Dados do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2022 mostram que a geração de resíduos plásticos nas cidades brasileiras foi de 13,7 milhões de toneladas em 2022, ou 64 quilos por pessoa no ano. E a taxa estimada de reciclagem é de 24%.

Assuntos Relacionados

Siga o Misto Brasil

Acompanhe em todas as redes

Notícias, vídeos e destaques em tempo real. Escolha sua rede favorita.

Dica: acompanhe também pelo WhatsApp para receber atualizações rápidas.

Brasília e Entorno do DF

Oportunidades

Newsletter

Receba os destaques da semana

Uma seleção objetiva dos principais acontecimentos, com leitura rápida e sem ruído.

📰 Resumo editorial
Leitura rápida
🔒 Sem spam
QR Code para acessar a newsletter do Misto Brasil
Aponte a câmera e assine pelo celular

Você pode cancelar quando quiser.