O feito fez da nação asiática apenas o quinto país a pousar suavemente no satélite natural da Terra, depois dos EUA, da União Soviética, da China e da Índia
Por Misto Brasil – DF
Um robô japonês pousou com sucesso na Lua, mas problemas com seu sistema de energia solar significam que a missão pode durar apenas algumas horas.
O Smart Lander for Investigating Moon (Slim) colocou-se suavemente na superfície lunar perto de uma cratera equatorial.
O feito fez da nação asiática apenas o quinto país a pousar suavemente no satélite natural da Terra, depois dos EUA, da União Soviética, da China e da Índia.
No entanto, os engenheiros agora estão lutando para salvar a missão.
Por razões ainda não totalmente compreendidas, as células solares da nave não gerarão eletricidade.
\いよいよ本日23時より/
【SLIM月着陸ライブ 配信????】1月19日(金) 23:00〜
????https://t.co/jfhUCBZKY2ハッシュタグ #SLIM月着陸ライブ でメッセージお待ちしてます????
高精度ピンポイント着陸に挑むSLIMとプロジェクトメンバーに、ご声援をどうぞよろしくお願いします✨#SLIM #JAXA #月着陸 pic.twitter.com/exm158fs9n— ISAS(JAXA宇宙科学研究所) (@ISAS_JAXA) January 19, 2024
Isso deixa o Slim totalmente dependente de suas baterias e estas acabarão por descarregar. Quando isso acontecer, a nave ficará em silêncio. Não receberá comandos e não poderá falar com a Terra. Atualmente, os engenheiros estão priorizando atividades.
Eles desligaram os aquecedores e estão retirando fotos da nave. Eles também estão recuperando dados que lhes dirão quão bem o software de pouso funcionou.
Funcionários da agência espacial japonesa (Jaxa) não desistirão imediatamente de Slim se ela ficar em silêncio. É sempre possível que as células solares tenham de alguma forma se orientado de uma forma que as impeça de ver o Sol.
À medida que os ângulos de luz mudam na Lua, é possível que Slim volte à vida, disseram as autoridades, de acordo com a BBC News.