O ministro da Defesa dinamarquês, Troels Lund Poulsen, disse que o pacote era um “valor de dois dígitos de bilhões”
Por Misto Brasil – DF
O governo dinamarquês anunciou um grande aumento nos gastos com defesa para a Groenlândia, horas depois de o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, ter repetido seu desejo de comprar o território do Ártico.
O ministro da Defesa dinamarquês, Troels Lund Poulsen, disse que o pacote era um “valor de dois dígitos de bilhões” em coroas, ou pelo menos US$ 1,5 bilhão (£ 1,2 bilhão), informou a BBC News.
Leia – Trump provoca irritação com comentários sobre Groelândia e Panamá
Ele descreveu o momento do anúncio como uma “ironia do destino”. Na segunda-feira, Trump disse que a propriedade e o controle da enorme ilha eram uma “necessidade absoluta” para os EUA.
A Groenlândia, um território autônomo dinamarquês, é o lar de uma grande instalação espacial dos EUA e é estrategicamente importante para os EUA, estando na rota mais curta da América do Norte para a Europa. Ela tem grandes reservas minerais.
Poulsen disse que o pacote permitiria a compra de dois novos navios de inspeção, dois novos drones de longo alcance e duas equipes extras de trenós puxados por cães.
Também incluiria financiamento para aumento de pessoal no Comando Ártico na capital Nuuk e uma atualização de um dos três principais aeroportos civis da Groenlândia para receber aeronaves de caça supersônicas F-35.
“Não investimos o suficiente no Ártico por muitos anos, agora estamos planejando uma presença mais forte”, disse ele.
O ministro da Defesa não deu um valor exato para o pacote, mas a mídia dinamarquesa estimou que seria em torno de 12 a 15 bilhões de coroas.
O anúncio foi feito um dia depois de Trump dizer em sua plataforma de mídia social Truth Social:
“Para fins de Segurança Nacional e Liberdade em todo o Mundo, os Estados Unidos da América sentem que a propriedade e o controle da Groenlândia são uma necessidade absoluta”.