A mobilização começa às 13 horas no último domingo do mês, em frente ao Congresso Nacional e segue o percurso até o Museu Nacional
Por Maria Eduarda – DF
A primeira Marsha Trans do Brasil será realizada no domingo (28), em Brasília. A mobilização celebra a vida de pessoas trans e os 20 anos do dia da Visibilidade Trans, comemorado no dia 29.
A concentração começa às 13 horas, em frente ao Congresso Nacional e segue em cortejo até a altura do Museu Nacional da República. Neste percurso, a organização vai distribuir um manifesto criado para a mobilização.
Caravanas são esperadas dos estados com as pautas como o direito à educação, saúde pública, segurança, memória e acesso à justiça, cotas nas universidades e em concursos públicos, além da luta pelo nome social.
O ato organizado pela Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), tem como madrinhas as primeiras deputadas federais trans da Câmara dos Deputados, Erika Hilton(PSol-SP) e Duda Salabert (PDT-MG).
Para Bruna Benevides, secretária de articulação política da entidade, o ato é importante para que as pessoas trans tenham políticas públicas que possibilita um futuro melhor.
“Nossa busca é por um futuro cada vez mais possível, onde a visibilidade trans não seja apenas um lembrete anual, mas uma realidade diária.”