Polícia recolhe câmeras ilegais que monitoravam veículos

PCDF Operação Nexum DF Misto Brasília
Policiais civis cumprem mandado de busca e apreensão hoje pela manhã/Arquivo/Reprodução TV Globo
Compartilhe:

As imagens obtidas sem permissão eram depois anunciadas por uma empresa sem endereço no DF em uma rede social por R$ 150 a consulta

Por Misto Brasil – DF

Desde o início da manhã de hoje, a Polícia Civil do Distrito Federal recolhe dezenas de câmaras instaladas irregularmente. A operação faz parte de uma investigação contra uma empresa que monitorava irregularmente o fluxo de veículos.

Estão sendo cumpridos dez mandados de busca e apreensão. A rede privada ilegal de câmeras captura as placas dos veículos, o que configura a violação da intimidade e privacidade.

De acordo com os policiais da 9ª Delegacia de Polícia (Lago Norte) as câmeras têm capacidade de leitores de caracteres (LPR) e programação de inteligência artificial.

O sistema permitia o reconhecimento de placas veiculares, mapeava e retirava fotos dos trajetos e rotina das pessoas.

As imagens obtidas, por meio desse monitoramento, eram depois anunciadas em uma rede social, por R$ 150, a consulta. Os anúncios diziam que o serviço seria para colaborar na recuperação de veículos subtraídos, mas o constatado pela polícia foi diferente.

O delegado Eric Sallum informou que os proprietários das câmeras não residem ou possuem pessoa jurídica estabelecida no DF. A atividade era feita sem o conhecimento de nenhum órgão público.

Até agora foi verificado que duas mil pesquisas de carros no DF foram efetivadas. “Agora iremos avançar na investigação para saber quais foram os carros pesquisados, quem comprou essas informações, bem como a razão dessas pesquisas”.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas