O Hcamp se localiza ao lado da UPA I de Ceilândia. A estimativa é de atender 600 pessoas por dia
Por Misto Brasil – DF
O Hospital de Campanha (Hcamp) da Força Aérea Brasileira ( FAB), instalado próximo à Feira do Produtor, em Ceilândia, começa a atender na manhã desta segunda-feira (05). A estimativa é de atender 600 pessoas por dia.
Desde o início do ano, foram 29,5 mil casos de dengue notificados na capital federal. As regiões de Ceilândia e Sol Nascente/Pôr do Sol concentram a maior parte dos episódios (40%), com 8.896 notificados.
Leia – governo estuda ampliar a oferta de vacinas contra a dengue
O Hcamp se localiza ao lado da UPA I de Ceilândia. A estrutura é modular, com sete células onde funcionam áreas para acolhimento, consultas e laboratório, entre outras.
A iniciativa é mais uma das estratégias para aumentar a assistência a pacientes com dengue. Neste domingo (04), foi feita a montagem da estrutura, que comporta até 60 leitos, informou a Agência Brasília.
O comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno observou a importância da ativação do HCamp para combater a dengue no DF.
“É um lugar diferente, um quadro diferente. Cerca de 40% dos casos estão concentrados aqui, então este hospital é de muita importância no combate a essa doença”.
A secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, garantiu que “a população será acolhida pelo HCamp e, precisando internar, encaminhada aos hospitais da rede. Se a demanda for maior, temos as UPAs [unidades de pronto atendimento], que atendem os casos intermediários”.
O hospital terá funcionamento 24 horas com toda a estrutura necessária para atendimento dos pacientes com dengue, como cadeiras de hidratação e leitos.
Vinte e nove militares da área de saúde da FAB atuarão no Hcamp, sendo nove lotados em unidades do Distrito Federal e 20 deslocados do Rio de Janeiro.
A equipe é composta por sete médicos, dos quais quatro são clínicos e três pediatras, além de enfermeiros e técnicos de enfermagem e de laboratório.