O ato está previsto para esta terça-feira em protesto contra a extinção progressiva do programa emergencial para o setor
Por Misto Brasil – DF
Nesta terça-feira (05) pela manhã haverá uma manifestação na Câmara dos Deputados a favor do Programa Emergencial da Retomada do Setor de Eventos e Turismo (Perse).
A convocação está sendo feita pela Federação de Hotéis, Bares e Restaurantes do Estado de São Paulo (Fhoresp) e pela Frente Parlamentar Mista de Hotelaria Brasileira.
A expectativa é reunir mil pessoas como empresários e representantes de entidades sindicais e civis. O Perse impulsiona setores responsáveis por 8 milhões de empregos e 7,6% do Produto Interno Bruto (PIB), de acordo com a Fhoresp.
Eles querem sensibilizar o Congresso Nacional para a continuidade do programa emergencial.
Em dezembro de 2023, o governo federal editou a Medida Provisória (MP) 1202, que acaba com o Perse de forma gradual a partir de abril de 2024.
Na quarta-feira (28), o governo restabeleceu a desoneração da folha de pagamento para 17 setores, mas manteve a extinção do programa.
“Vamos demonstrar aos deputados federais e aos senadores, com dados reais, que o Palácio do Planalto quer acabar, simplesmente, com o maior programa federal de transação fiscal e de geração de postos de trabalho do Brasil. De cada dez empregos criados no País, somente em 2023, quatro foram na área de turismo”, afirmou o presidente da entidade, Edson Pinto.
“Calculamos R$ 540 bilhões de prejuízo com a pandemia da Codid-19. O setor ainda está profundamente endividado com bancos públicos e privados. A recuperação é lenta e só será alcançada por meio da renúncia fiscal”.

