Desvendando a vida: Semana do Ensino e da Divulgação Científica começa na segunda-feira no campos da universidade
Por Misto Brasil – DF
Começa na segunda-feira (06) o Desvendando a vida: Semana do Ensino e da Divulgação Científica, no Museu de Biologia da Universidade de brasília (UnB).
O evento que segue até o dia 11, contará com exposições, palestras, minicursos e receberá visitas guiadas de escolas. A ação é aberta à participação da comunidade. O MBio fica no Instituto de Ciências Biológicas (IB), no campus Darcy Ribeiro, Asa Norte.
A novidade para este ano são as exposições Jardim do Cretáceo e Jardim do Cerrado, que, a partir de 7 de maio, irão compor a mostra Desvendando a vida, que ficará aberta a visitação por tempo indeterminado.
Na primeira, a ideia é que o visitante circule entre o passado e o presente, com a exibição de uma réplica de um dinossauro de 13 metros de comprimento, na entrada do Instituto de Ciências Biológicas (IB).
A cópia do fóssil foi realizada pelo MBio e o Laboratório de Paleontologia da Faculdade UnB Planaltina (FUP), com impressão no Laboratório Aberto de Brasília (LAB), da Faculdade de Tecnologia (FT/UnB).
“Reconstruímos um sítio paleontológico, que mostra como os pesquisadores encontram um dinossauro no campo. O fóssil fica dentro da pedra, então, a ossada do dinossauro estará disposta no chão como se fosse encontrado pelos visitantes”, explica a diretora do MBio, professora Julia Klaczko.
A segunda exposição conta com uma abordagem interativa e lúdica acerca do Cerrado. “Haverá pegadas de mamíferos para o visitante procurar, vários panoramas explicando sobre o bioma e 12 painéis com binóculos para achar aves presentes no ecossistema”, segundo registrou a assessoria da UnB.
As visitas guiadas para as escolas são gratuitas, necessitam de inscrição específica e serão realizadas das 9h às 17h, com o máximo de 80 alunos por horário. Já as visitas guiadas das escolas para a exposição de longa duração são abertas durante todo o ano e agendadas no site do MBio.