O foco das discussões serão os impactos para meninas e mulheres e é uma preparatória do Poder Legislativo do G20
Por Misto Brasil – DF
A Câmara dos Deputados promove nesta segunda e terça-feira (01 e 02), a primeira Reunião de Mulheres Parlamentares do P20, o fórum do Poder Legislativo do G20, com o lema “Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”.
As parlamentares dos países-membros do G20 (grupo que representa as 19 maiores economias do mundo, mais a União Europeia e a União Africana) e também das nações convidadas para a Cúpula de Líderes, além de representantes de organismo internacionais, vão debater temas como promoção da justiça climática, desenvolvimento sustentável e combate às desigualdades.
O foco das discussões serão os impactos para meninas e mulheres. O encontro ocorrerá no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió (AL), uma das cidades-sede do G20.
A coordenadora da bancada feminina, deputada Benedita da Silva (PT-RJ), considera muito importante que as decisões do G20 passem também pelos parlamentos.
“Os congressos nacionais têm uma relevância enorme nas decisões e tratativas que o G20 tem feito, então é preciso que a gente apresente também uma proposta para o meio ambiente e a economia”, disse.
“E todas essas questões têm o recorte de gênero. Nós estamos colocando as mulheres discutindo esses temas e dizendo o tanto essas pautas são importantes para as suas vidas”, acrescentou.
A deputada Soraya Santos (PL-RJ) ressalta que, em geral, as delegações são muito mais masculinas, daí a importância do encontro. “Aí você tem a possibilidade real de saber quais são as dificuldades e experiências para a questão ambiental, para combater a violência e a violência política contra a mulher”, citou, segundo registrou a Agência Câmara de Notícias.