Tecnologia 3D recria imagem de crocodilo mumificado de 3 mil anos

Crocodilo mumificado Egito Misto Brasil
Múmia do crocodilo no escaneador de tomografia computadorizada/Universidade de Manchester

O animal provavelmente morreu ao engolir um peixe e a sua tentativa de engolir pedras para triturar o último alimento

Por Misto Brasil – DF

Pesquisadores da Universidade de Manchester, Reino Unido, utilizaram a mais moderna tecnologia de visualização 3D para recriar uma imagem da vida e possível morte de um crocodilo de 2,2 metros de comprimento mumificado pelos antigos egípcios.

Os resultados do estudo foram publicados na revista Digital Applications in Archaeology and Cultural Heritage.

Os pesquisadores da Universidade de Manchester, juntamente com as universidades de Loughborough e Birmingham City, descobriram um peixe recém-comido e ainda preso ao gancho no estômago do réptil escamoso, que provavelmente o matou.

Usando software especializado em combinação com raios X e tomografia computadorizada, os cientistas foram capazes de extrair virtualmente o gancho da múmia e, em seguida, construir uma réplica primeiro em plástico e, em seguida, fundir em seu material original, bronze.

A idade da múmia do animal, mantida no Museu e Galeria de Arte de Birmingham, poderia ser de entre 2 mil e 3 mil anos, quando a prática de mumificar animais estava em seu auge.

O crocodilo tinha engolido um número considerável de pequenas pedras conhecidas como gastrólitos enquanto estava vivo para quebrar pedaços de carne e regular a flutuabilidade.

Os autores do estudo apontam que a presença de mais gastrólitos na parte superior do trato digestivo indica uma tentativa de triturar a última refeição do animal e mostra que o réptil morreu antes de ela chegar ao estômago, relata Phys.org anotou a Agência Sputnik.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas